QUESTIONÁRIO SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA
INSTITUIÇÃO:
Curso(s) em que leciona:__________________________________________________
Tempo de magistério (geral) ________________Em Curso Técnico _______________
II – Informações sobre a prática docente
Ao responder as questões utilize o verso da folha se precisar de mais espaço (enumere) Como professor(a) de Curso Técnico, ao longo deste ano letivo, provavelmente você ouviu diversas vezes a expressão “pedagogia das competências” ou “modelo de competência”. Trata-se de um conceito relativamente recente e que vem promovendo mudanças nos currículos das escolas e na prática dos professores, além de muitas controvérsias e debates entre os educadores.
1 – Você já tinha ouvido falar em “pedagogia das competências” em outros contextos que não a de um curso Técnico? ( )Sim ( )Não ( )Não me lembro
a)Se a sua resposta foi afirmativa, em que situação(s) você ouviu falar sobre a pedagogia das competências?
2 – A partir da sua experiência como professor(a) de Curso Técnico neste último ano, o que você entende por “competência” e “ Interdisciplinaridade”? Responda com suas próprias palavras, sem se preocupar com definições de autores, teorias complicadas ou palavras difíceis. Registre a sua linguagem.
3 – A mudança de paradigma da “transmissão de conhecimentos” para a metodologia da “construção de competências” exige do professor novas formas de atuação em sala de aula. Quais são essas mudanças? Indique as mudanças que você considera mais importantes.
4- Para cumprir o programa de ensino, enfatizando o desenvolvimento de competências dos alunos, o professor precisa, ele próprio ter desenvolvido certas competências docentes. A seu ver, quais são as competências para ensinar mais importantes num professor?
5 – Em sua opinião, dentre as competências que você indicou na questão anterior , qual (s)
- a) os professores em geral têm mais desenvolvida(s)____________________________
- b) Os professores em geral apresentam menos desenvolvida (ou não apresentam)
6 – Pensando no seu trabalho como professor de Curso Técnico:
- a) Você conhece a Proposta Político Pedagógica da nossa escola? ( )Sim ( )Não ( )Mais ou menos
- b) Se respondeu “sim” ou “mais ou menos”, diga brevemente como foi que tomou conhecimento da Proposta Político Pedagógica da escola? Você obteve treinamento da equipe da instituição?
- c) E quanto ao Projeto Pedagógico do curso em que leciona, você o conhece?
( )Sim ( )Não
( )Mais ou menos
- d) Se respondeu “sim” ou “mais ou menos”, diga brevemente como foi que tomou conhecimento do Projeto Pedagógico do curso em que você atua?
- e) Como é feito o Plano de Ensino do bloco temático ou da grade que você atua?
7- Pensando no seu trabalho com os alunos no dia a dia da sala de aula:
- a) O que você considera que sabe fazer bem?
- b) Que aspecto do seu trabalho docente você desenvolve com mais dificuldade?
8 – Pensando na área de conhecimento que você atua e na contribuição que ela deve ter para a formação dos alunos:
- a) Quais são as principais competências que esse bloco deve procurar desenvolver nos alunos? b) Que procedimentos de ensino você utiliza para desenvolver essas competências nos seus alunos?
- c) Que dificuldades você encontra para trabalhar com os seus alunos, visando o desenvolvimento das competências mencionadas acima?
9 – Descreva a sua forma de avaliar o desempenho dos alunos e as eventuais dificuldades ou falhas que você sente / constata.
10 – O ensino mediante o “modelo de competências” tem sido motivo de muitos debates e controvérsias entre os educadores em geral.
11- Quais críticas você relataria sobre o material utilizado e adotado por essa instituição?
12 – As ferramentas tecnológicas presentes nessa obra foi um desafio para sua prática ou você já as dominava?
( )Sim ( )Não
( )Mais ou menos
- d) Se respondeu “Não”, diga brevemente como foi que conseguiu vencer esse desafio.
Abaixo destacamos dois aspectos polêmicos uma vez que muitos concordam com essas afirmações e muitos discordam delas. Levando em conta a sua experiência, o que você pensa de cada uma delas ( concorde, discorde, explique, comente, exemplifique)
- a) É mais fácil avaliar os conhecimentos de um aluno do que as suas competências
- b) Existe uma oposição entre “ensinar conhecimentos” e “desenvolver competências” porque na pedagogia das competências os conteúdos de ensino acabam sendo reduzidos ou ficando em segundo plano.
Em outras palavras, para se trabalhar com as competências é preciso reorganizar os conteúdos e limitar o tempo destinado ao ensino desses conteúdos.