Prezado Educador
O Curso Didático de Enfermagem: Teoria e Prática (3 volumes) é uma obra ricamente ilustrada, organizada por uma elite de profissionais da mais alta competência, e que foi elaborada para atender às necessidades do curso técnico de enfermagem e respeitar as diferentes grades de instituições públicas e/ou particulares. Nossa preocupação é que cada grupo de educadores, em suas diferentes áreas de formação e competência, possam auxiliar seus alunos fazendo uso de diferentes técnicas como trabalho em grupo, pesquisas, estudo de caso e dinâmicas, encontrando no decorrer dos livros indicações de facilitadores pedagógicos, como propostas de seminários, rodas de leituras, teatro, visitas técnicas, exposição de trabalhos, leituras práticas, reflexões, dicas de sites e jogos que possam auxiliar o aprendizado e que permitam agregar conhecimentos e informações à prática pedagógica. Além disso, abordamos questões importantes como a história da profissão, entidades de classe, legislação, ética profissional e mercado de trabalho.
O educador escolhe a técnica que melhor se adaptar ao grupo de seus alunos e a sua realidade, pois, encontra em toda obra a mais alta tecnologia de apoio que é o QR Code. Ainda que se pareçam mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis, essa tecnologia inédita, em uma obra de enfermagem, é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação realizada por um aplicativo, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. No caso específico da nossa obra há desde informações, textos, links e videoaulas (que possuem um primor de fidelidade às atividades que são desenvolvidas em sua aula). Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenadas uma quantidade significativa de caracteres. O educador encontrará em todos os capítulos essa ferramenta que promete agregar informações e ações importantes que farão com que se ganhe tempo para suas aulas, pois, muitas das práticas à serem vivenciadas no curso de enfermagem foram criteriosamente organizadas em espaços hospitalares de universidades para garantir a qualidade do conteúdo que está sendo desenvolvido por você educador.
Sabemos ainda, que o Manual não é o fim em si, pois, o profissional atual e experiente têm conhecimento sobre a interdisciplinaridade que pode e deve utilizar a seu favor. A interdisciplinaridade é considerada uma inter-relação e interação das disciplinas a fim de atingir um objetivo comum. Nesse caso, ocorre uma unificação conceitual dos métodos e estruturas em que as potencialidades das disciplinas são exploradas e ampliadas. Estabelece-se uma interdependência entre as disciplinas, busca-se o diálogo com outras formas de conhecimento e com outras metodologias, com o objetivo de construir um novo conhecimento. A interdisciplinaridade é também entendida como um diálogo que possibilita o enriquecimento das disciplinas em nível de método e perspectiva. É uma das chaves para a compreensão do mundo, uma vez que esse não é feito de coisas isoladas, mas, consiste em várias dimensões complementares. A interdisciplinaridade é um conceito que se aplica às ciências, à produção do conhecimento e ao ensino, especialmente em áreas que demandam, de forma direta, a interdisciplinaridade, como, por exemplo, a saúde. Atualmente, acontecem uma série de transformações no mundo do trabalho, nas relações entre as pessoas, nas inovações tecnológicas que originam novas maneiras de organizar a produção. Essa mudança no campo da saúde deve trazer transformações na área da educação, cujas transformações em curso mostram a transição da concepção tradicional para a concepção crítico-reflexiva da educação. Nessa nova perspectiva de educação, a pesquisa deve ser considerada um princípio educativo, instrumento básico de formação. A educação dos profissionais de saúde deve pautar-se nos conhecimentos experimentados, vividos, pois esses permitem formar profissionais com capacidade de solucionar problemas. Desse modo, a educação deve ser prática e medir sua qualidade frente à necessidade de contribuir para melhorar a situação de saúde da população. Um novo modelo de atenção à saúde tem sido proposto e, para isso, são necessárias mudanças no sistema de formação dos profissionais de saúde. Os projetos curriculares integrados fazem parte dessa estratégia de mudança. A saúde é considerada uma área eminentemente interdisciplinar e a integração de disciplinas no âmbito dos cursos que preparam recursos humanos, para atuar nesse campo, certamente poderá levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com a sua transformação.
Por essa razão é que em diferentes momentos a obra agrega temas que cada profissional, com sua experiência de sala de aula e/ou de trabalhos em hospitais, pode absorver como possibilidade de integração ao conteúdo que estava sendo produzido em um determinado capítulo. O intuito é que o educador possa ter contato com as questões e os assuntos relevantes para as demandas atuais da sala de aula. Temos o imenso orgulho de oferecer além do Manual Básico do Educador, com um panorama geral da obra, mais nove exemplares específicos que abordam grupos de áreas afins para correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, com o objetivo de realizar um trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área da saúde. A saber:
Módulo 1 – Profissionalização: Metodologia, Informática e Língua Portuguesa aplicadas à enfermagem.
Módulo 2 – Recursos Humanos, administração e segurança do trabalho: Ética, Psicologia, Biossegurança, Atividade hospitalar e meio ambiente, Primeiros socorros e Segurança aplicada a enfermagem.
Módulo 3 – Ciências biológicas: Citologia, Anatomia, Microbiologia e Parasitologia aplicadas à enfermagem.
Módulo 4 – Saúde da comunidade: Saúde coletiva, Nutrição e dietoterapia, Doenças transmissíveis, Saúde do homem, Assistência domiciliar e home care, e Administração aplicada à enfermagem.
Módulo 5 – Farmácia: Preparação e administração de medicamento (I e II) e Farmacologia.
Módulo 6 – Gestão e planejamento: Fundamentos, Anotação de enfermagem e Administração de medicamentos
Módulo 7 – Setores não críticos: Clínica médica, Clínica cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Ortopedia e trauma, Gerontologia, Psiquiatria, Oncologia, Assistência de enfermagem em infecções.
Módulo 8 – Setores críticos: Centro cirúrgico, Neurologia, UTI, Nefrologia, Urgência e Emergência.
Módulo 9 – Terminologias da área da saúde.
Os módulos foram idealizados em relação aos assuntos e competências a serem desenvolvidas. O modelo de competência não significa necessariamente apressar, nem desconsiderar o processo de apreensão dos conhecimentos. Na realidade, a competência reconhece a importância crucial das experiências existentes, da participação dos agentes como elementos do processo de apreensão do conhecimento. A pedagogia das competências enfatiza a ação do indivíduo em uma dada situação, seu desempenho no cumprimento dos resultados ou na resolução de problemas. Logo, após apresentarmos um modelo básico de plano de aula, que a instituição solicita e você poderá ter esse modelo padrão nas mãos quando desejar, para, a partir dele, produzir os próximos e registrar as metodologias que julgar necessárias às suas aulas. Na sequência, você encontrará um texto registrado de Aquecimento, cujo objetivo é enriquecer o tema do capítulo, ampliando e aprofundando os conteúdos já presentes no livro didático. A cada leitura o educador pode e deve ter novas ideias para fazer o diferencial em sua prática pedagógica. As dinâmicas vão possibilitar quebrar o marasmo ou o desânimo que porventura pode se apresentar em sala de aula. É claro, educador, que você poderá adaptá-las para sua realidade. Os textos para reflexão poderão ser tema de trabalhos, seminários, teatro, novas pesquisas na internet, em livros ou base de dados da biblioteca da sua instituição, entre outros. Às vezes, você encontrará filmes ou jogos recomendados, mas, não será uma regra, pois cada capítulo dos livros didáticos já oferecem uma variedade de livros e filmes para complementar o assunto desenvolvido em aula. Concluímos com um questionário sobre a prática pedagógica: todos os professores devem, ao ensinar, respeitar as diferenças individuais dos alunos, considerar as diferentes capacidades, habilidades, experiências prévias e estilos de aprendizagem de seus alunos e, constantemente, rever sua postura e estratégias utilizadas. Saiba que nenhuma dessas “práticas” oferecidas neste manual, tem valor sem seu trabalho, seu amor à profissão, suas estratégias, seu desejo de ser aquela luz que seus alunos anseiam por encontrar, a voz da coragem de não permitir jamais que seus alunos desistam. É você educador, o responsável por conduzir com maestria a formação, promoção e construção de um mundo de cuidado que contemple não somente o paciente/cliente, como também toda a equipe que presta a assistência de enfermagem.
Essa obra que está em suas mãos com renomados autores em suas áreas de pesquisa e atuação prática, organizada com o cuidado, rigor editorial e amor pela profissão espera ir de encontro às necessidades de todos vocês, docentes que acreditam, como nós, que podemos sim transformar nossa educação com profissionais comprometidos para que os alunos possam, dessa forma, aprender o simples e o complexo ao mesmo tempo. Que os alunos tornem-se aptos tanto na compreensão da política de saúde no contexto das políticas sociais, quanto no desenvolvimento da enfermagem ao conjunto da atenção à saúde, considerando as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, família e grupos populacionais.
Excelentes Aulas!